historia da anatomia
O estudo da anatomia é a ciência que estuda a forma e a estrutura do corpo humano.
A anatomia e a medicina são entidades distintas, porém não há como separar a história de ambas. Estão ligadas intimamente e por muito tempo sendo que, na antiguidade, foram tratadas como uma só história. O termo anatomia, é de origem grega, significa “cortar em partes”
Ana: em partes
Tome: cortar Antigamente referia-se ao ato de explorar as estruturas do corpo humano por uso de instrumentos cortantes como anatomizar, hoje substituído pela palavra dissecar. E foi a dissecção de cadáveres humanos que serviu como método de estudo para o entendimento da estrutura e função do corpo humano durante vários séculos. Devido ao incessante trabalho de centenas de anatomistas dedicados ao aprendizado e evolução do conhecimento acerca do corpo humano, e suas de funções, é que hoje nós, estudantes, podemos aprender e familiarizar com os termos anatômicos utilizados para designar cada estrutura dessa engenhosa “máquina” que é o ser humano.
No passado, a anatomia humana era acadêmica, ciência puramente descritiva, interessada principalmente em identificar e dar nomes às estruturas do corpo. Embora a dissecção e descrição formem a base da anatomia, a importância desta, hoje, está em sua abordagem funcional e nas aplicações clínicas, de forma a entender o desempenho físico e a saúde do corpo.
ANATOMIA PRIMITIVA
O fascínio pelo interior do corpo remonta aos primórdios da humanidade. Os antigos egípcios tinham conhecimentos específicos em algumas áreas da anatomia humana, que eles usaram na mumificação e, até certo ponto, em cirurgias. Mesmo antes do advento das grandes culturas organizadas, povos pré-históricos faziam rituais com vestígios que indicavam a familiaridade com a anatomia.
DISSECAÇÃO
A prática da dissecação, levou a anatomia a se firmar como princípio fundamental da prática na “área da saúde”.
A partir do ano 150 a. C. a dissecação humana