Historia da Anatomia
DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA E FISIOLOGIA ANIMAL
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
Barbara laís silva accioly, carolinne goulart pereira, lucas de melo monteiro, maria barbara de santana burgos brito e natália ribeiro alves
história da anatomia
recife
2014
Barbara laís silva accioly, carolinne goulart pereira, lucas de melo monteiro, maria barbara de santana burgos brito e natália ribeiro alves.
HISTÓRIA DA ANATOMIA
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Anatomia Descritiva dos Animais Domésticos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Professora: Rosilda Barreto.
recife
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O surgimento da anatomia, ou ao menos, de suas raízes, teve início nos primórdios da humanidade. Gradualmente, os homens da idade da pedra passaram por grandes desenvolvimentos, principalmente na comunicação. Comunicação esta que era inicialmente gestual, mas evoluiu para sonora e foi sendo aperfeiçoada ao longo do tempo até chegar a uma espécie de fala. A necessidade de nomear diversas coisas, incluindo partes físicas próprias e de outros animais, deu origem ao que futuramente se tornou o estudo anatômico.
Embora tenha sido por motivos religiosos e não científicos, os egípcios tiveram grande importância para o estudo da anatomia. Eles acreditavam na vida após a morte, mas para isso era imprescindível que o corpo do falecido estivesse conservado para receber o retorno do seu espírito. Como consequência, foi desenvolvida a técnica do embalsamento ou mumificação, o caso mais antigo registrado do uso de cadáveres humanos. Principalmente por curiosidade e vontade de saber as causas das mortes, a exploração de corpos começou, levando ao aprofundamento do conhecimento morfológico. Após os Egípcios, os Mesopotâmios deram sucessão ao