Ler nas entrelinhas
1. Leia o conto “Uma galinha”, de Clarice Lispector. Em seguida, elabore um resumo do texto (no máximo 15 linhas), que contenha as seguintes informações:
a) Enredo (conjunto de ações, história).
b) O protagonista e o antagonista, tempo e espaço da narrativa.
c) Foco narrativo.
“Uma galinha” tem como protagonista uma galinha a qual o título se refere. E acompanhamos sua tentativa de fuga em uma manhã de um domingo qualquer não se sabe se da morta eminente – afinal, serviria de almoço para a família – ou por puro instinto. Em seu encalço temos o pai da família e seu antagonista, perseguindo nossa heroína sobre os telhados das casas próximas por mais de um quarteirão até alcançá-la.
Temos ainda o narrador em terceira que onisciente relata, neste momento, a truculência com que a galinha e conduzida de volta à residência da família para seu destino o almoço: “carregada em triunfo por uma asa através das telhas e pousada no chão da cozinha com certa violência”.
Porém, salva-se a galinha a si mesma de seu destino imediato, o almoço, por pôr um ovo em meio a sua afobação, tontura e a cacarejos roucos e indecisos passando a viver com a família até o dia em que a matam, comem e vão se os anos.
2. Pode-se afirmar que “Uma galinha” é um texto coerente? Elabore um comentário (mínimo 4 linhas) utilizando ideias desenvolvidas no módulo 1 da unidade 4. Sim. Por que se considerarmos o conteúdo e a estrutura do conto “Uma galinha”. Vemos que é possível retirar do texto suas principais ideias e sequencias e com isso, resumi-lo e/ou sintetizá-lo sem que ocorra perda de sentido do texto.
3. Destaque a passagem do texto em que se faz referência aos instintos selvagens do dono da casa.
a) “E dizer que a obriguei a correr naquele estado!”
“O pai de vez em quando se lembrava:”
b) “o rapaz, porém, era um caçador adormecido”
“E por mais ínfima que fosse a presa o grito de conquista havia soado.”
c) “Às vezes, na fuga,