Historia da administração
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
1- A ADMINISTRAÇÃO DAS CIVILIZAÇÕES ANTIGAS Grandes civilizações possuíam administradores experientes, provados pelas suas obras como as construções de muralhas de suas cidades, os canais da Suméria, os jardins suspensos, sistema de irrigação os ensinos astronômicos e matemáticos da babilônia, o sistema bibliotecário da Assíria. Na Pérsia foi exigido um gênio empresarial e organizacional.
No Egito, a sociedade se dividia em algumas camadas, cada uma com suas funções bem definidas. A mulher, ao contrário da maioria das outras civilizações da antiguidade oriental, possuía posição excêntrica, podendo ocupar altos cargos políticos e religiosos, estabelecendo relativa igualdade com o homem.
A sociedade egípcia era heterogênea, dos quais se destacam 3 ordens principais:
• Faraó e sua família;
• Nobreza (detentora real das terras), Escribas (burocratas) e o Clero (sacerdotes);
• Felás (camponeses, trabalham presos a terra e em obras públicas);
Antigo Egito foi uma civilização da antiguidade oriental do Norte de África, concentrada ao longo ao curso inferior do rio Nilo, no que é hoje é o país moderno Egito. Era parte de um complexo de civilizações, as Civilizações do Vale do Nilo, dos quais as regiões ao sul do Egito (hoje no Sudão, Eritréia, Etiópia e Somália) são uma parte.
Documentos mais antigos (~5000 anos)
Sacerdotes (templos) por meio de imenso sistema tributário coletavam e administravam grandes somas de bens e valores
Estes sacerdotes prestavam contas ao sumo sacerdote.
Organizações religiosas eram “imortais”
Desenvolvimento sistema de escrita (utilizada para controle financeiro).
Templo de Luxor.
Influência dos Filósofos para Administração
Sócrates:
- considera a administrarão como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. Para ele, o Administrador é um só, tanto para o setor privado quanto para o setor público – o mal administrado não serve nem para um