Historia brasileira
Entrada da Igreja
Há anos era costume o noivo e sua família chegarem mais cedo na Igreja para recepcionar os convidados, mas isso já foi superado, trazendo ao noivo o merecido mistério, antes reservado somente a noiva. Hoje em dia o chique é os pais da noiva e do noivo ou até mesmo os cerimonialistas recepcionar os convidados, enquanto os noivos se arrumam.
O noivo chegando quase junto com a noiva, trás um ar de luxo ao evento, mas não se atrase, fica muito feio a noiva esperar seu noivo chegar.
Atraso da Noiva
Chiquézimo há anos atrás, hoje em dia não faz mais nenhum sucesso. O atraso da noiva além de ser seguido de custos, não agrada mais ninguém. O máximo permitido pela etiqueta e protocolo é de 15 minutos, mais que isso pode ser considerado deselegante por parte da noiva. Então nada melhor que adiantar o relógio de seu make-up e pedir para estar pronta uns 15 minutos antes do horário do evento dando tempo suficiente para você chegar à cerimônia.
Chegada da Noiva
Ninguém gosta de ficar plantado no altar ao olhar de milhares de pessoas gosta? Uma modernização do cortejo que caiu como uma luva foi à entrada dos padrinhos, pais e noivo, que agora só se inicia com a chegada da noiva.
Quando o carro estacionar ao pé do altar, alguém deve ir lá, pais dos noivos ou cerimonialista, para dar inicio a cerimônia.
Cortejo dos noivos
Inicia-se assim:
Padrinhos:
1º casal padrinhos da noiva, 2º casal padrinhos do noivo e assim sucessivamente.
Entram primeiro os padrinhos porque eles são as testemunhas do casamento.
A mulher entra ao lado esquerda dos homens, para diferenciar da noiva, como também deverão estar só de mãos dadas com eles. Evita-se que os homens dêem o braço para as mulheres, pois com este gesto as roupas das mulheres estarão semi-tapadas pelos ombros masculinos, além de deixar a postura torta.
Os padrinhos devem se organizar por ordem de afinidade com os noivos, ou seja, deve ser formado