Historia Banda larga no Brasil
O mundo prestes a se conectar
Criada pela ARPA (Advanced Research Projects Agency), esta era a ARPANET, uma rede que pretendia facilitar o compartilhamento de informações e dados em caso de um ataque nuclear promovido pelos soviéticos (afinal não eram somente os EUA que sabiam explodir bombas atômicas). Já nos anos de 1970 a tensão entre os dois lados da Guerra Fria diminui e então eles entravam em um período que ficou conhecido como de Coexistência Pacífica.
A partir disso, com a liberação do desenvolvimento e consquente uso da internet também para fins não-militares, a rede foi crescendo e se tornando cada vez mais abrangente, até que no final da década de 1980 ela finalmente aporta em terras tupiniquins e o Brasil tem o seu primeiro contato com a internet.
O Brasil na rede
Em 1989 o Ministério da Ciência e Tecnologia lança um projeto inovador e que existe até hoje: a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), cuja missão era (e ainda é) captar recursos para a difusão da tecnologia e da internet Brasil afora e também por meio de uma rede acadêmica online nacional. Para isso, foi implantado o primeiro backbone (“espinha dorsal”, o sistema central de computadores) do país.
Em 1995 o governo abre o backbone para fornecimento de conectividade a provedores de acesso comercial, configurando como o segundo grande passo para a implantação da internet em larga escala em nosso país, pois a partir daí as portas da grande rede começaram a ser abertas para todo o Brasil.
O