historia bairro gamboa
O bairro da Gamboa está diretamente ligado à do bairro da Saúde, pois são próximos, possuem características semelhantes, sofreram intervenções urbanísticas semelhantes, e ambos tinham duas belas enseadas, as praias da Saúde e da Gamboa, praias e enseadas estas que não mais existem. Portanto, se ao se interessar pela história da Gamboa, é interessante ler também sobre a história e fatos ligados ao bairro da Saúde.
A Gamboa, embora fosse conhecida como área vizinha e encostada no bairro da Saúde, surgiu oficialmente no ano de 1981, como um desmembramento do Bairro da Saúde.
Se até o século 19, a Gamboa como seu bairro vizinho formavam belos cenários pitorescos, no século 20 se tornaram parte da zona portuária e no início do século XXI, ambos são bairros em revitalização e ressurgimento.
A Enseada da Gamboa
Uma das antigas praias do litoral da Cidade do Rio de Janeiro, que ficava junto, porém além da também praia e enseada da Saúde, era chamada de "Praia da Gamboa". Naquele local havia pescadores, moradores das proximidades que ali armavam "gamboas", ou seja, construíam pequena represas com intuito de capturar os peixes que nela entravam durante a maré alta. Eis então a origem do nome, que se estenderia por todo o local.
Aterros ao longo da praia se sucederam demarcando uma rua que conservava o nome de Gamboa, e que por sua vez se estendeu por todo o bairro.
É na Rua da Gamboa, que fica o cemitério mais antigo do Rio de Janeiro, o chamado Cemitério dos Ingleses. Este cemitério foi fundado em 1815, por solicitação e iniciativa de um embaixador britânico no Brasil, Lorde Strangford, que clamava um local para sepultar os protestantes que falecessem no Brasil, ou seja, mais precisamente no Rio de Janeiro então capital do Reino do Império Português, que passou a se chamar naquele ano Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.
Foi na Gamboa que também surgiu o termo "Favela", quando um grande número de soldados que participaram da "Guerra dos Canudos",