HISTORIA 06
A PASSAGEM DO REGIME DEMOCRÁTICO PARA O REGIME MILITAR (1964)
1- QUEM ERA O PRESIDENTE DO BRASIL ANTES DO GOLPE MILITAR DE 1964? QUANDO ELE ASSUMIU O GOVERNO DO BRASIL?
O presidente do Brasil antes do golpe era o João Goulart, mais conhecido como Jango. Como era o vice-presidente, João Goulart teve que assumir o governo quando o atual presidente, Jânio Quadros, renunciou ao cargo.
2- O QUE ESTAVA ACONTECENDO NO BRASIL DURANTE O GOVERNO DE JOÃO GOULART, EM RELAÇÃO A:
A- ECONOMIA: A economia do país estava muito instável, com uma taxa de inflação muito alta, sendo assim, Jango lançou o ‘Plano Trienal’, onde seria feito uma série de reformas institucionais que atuavam sobre os problemas estruturais do país. Entre as medidas, ele estava focado em realizar as reformas de base – medidas econômicas e sociais que previam uma maior intervenção do Estado na economia – mudando completamente o modo em que o país administrava a economia. Dentre as reformas de base, estão incluídas as reformas bancária, fiscal, urbana, eleitoral, agrária e educacional.
As reformas também incluíam a nacionalização de vários setores industriais (Elétrico, Petrolífero, Químico-Farmacêutico, entre outros).
B- SOCIEDADE: Dividiam-se em dois grupos, os apoiadores da causa e a oposição (composta por militares do Brasil que não apoiavam a força em que o novo presidente estava dirigindo o país), após a declinação do STF de não reconhecer sargentos para o poder Legislativo.
C- POLÍTICA:
3- POR QUE OS MILITARES DERRUBARAM O PRESIDENTE JOÃO GOULART? QUANTO TEMPO OS MILITARES FICARAM NO PODER?
Porque, ao ver deles, o presidente João Goulart estava fazendo o Brasil um país comunista, e por isso aplicaram o golpe. O golpe durou 21 anos.
4- QUAL MILITAR INSTITUIU O ‘ATO INSTITUCIONAL Nº 5’? QUAL ERA SEU CONTEÚDO?
Foi redigido pelo Ministro da Justiça, Luís Antônio da Gama e Silva.
Determinações mais importantes do Ato Institucional Nº5:
-