Histora da escrita
Tema: O desenvolvimento da escrita em língua portuguesa desde o período arcaico até a época contemporânea.
Título: A história da escrita em língua portuguesa.
Objetivos:
- Conhecer a história da escrita desde seu surgimento.
- Perceber a evolução da escrita;
- Investigar diferentes práticas de leitura e de escrita que se manifestaram em momentos passados, com o objetivo de melhor compreender os processos de desenvolvimento dessas práticas e as possibilidades de relações com o momento presente.
- Reconhecer a importância da escrita como meio de comunicação em nosso cotidiano.
Justificativa:
À medida que a humanidade evolui, os desafios tornam-se cada vez mais difíceis, e como não poderia deixar de ser, essa evolução depende muito do conhecimento. O passado influenciou muito na formação do mundo de hoje, portanto devemos buscar cada vez mais estuda-lo afim de compreendermos situações presentes, e quem sabe até ajudar a construir o futuro.
Introdução:
A origem de uma palavra da Língua Portuguesa tem suas raízes no latim e no grego, que ao mesmo tempo que se contrapõe, também combina com a fonética (que busca a relação da letra com o fonema) na formação das palavras. A relação produzida entre os sons orais e as letras escritas, tem maior ênfase na história da Língua Portuguesa escrita no período do século IX ao XVI, conhecido como período arcaico, denominado de período fonético devido a ênfase dada na reprodução da fala na escrita. Mesmo que a tentativa fosse de representar muito proximamente os sons da fala, a escrita fonética nunca foi considerada adequada. A partir do século XVI até o início do século XX caracterizou-se o período pseudo-etimológico pela tentativa da reprodução da grafia das palavras na sua forma original (real ou inventada), acrescentando letras sem valor fonético, e mais de uma letra para um mesmo fonema.
Em 1904 foi publicada a Ortografia Nacional sofrendo uma