Histologia
Os tecidos são grupos organizados de células que realizam funções específicas no organismo. Existem quatro tipos básicos de tecidos: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso. Cada um deles apresenta organização e funções características.
Tecido Epitelial
O tecido epitelial, ou epitélio, desempenha diversas funções no organismo. Ele reveste e protege as superfícies internas e externas do corpo, absorve e secreta substâncias e capta estímulos sensoriais. Suas células encontram-se sempre bem próximas umas das outras e há pouco ou nenhum espaço intercelular.
O epitélio de revestimento recobre as superfícies externas (por ex., a epiderme) e internas (por ex., o interior do intestino) do corpo. De acordo com o número de camadas de célula, o epitélio de revestimento é classificado em três tipos principais: simples, estratificado e pseudoestratificado. O epitélio simples é constituído por uma única camada celular. O epitélio glandular possui células que produzem e secretam diversas substâncias como, por exemplo, hormônios e enzimas digestivas. As glândulas podem ser classificadas como exócrinas (por ex. glândulas sudoríparas), quando possuem um ducto que elimina a secreção, e endócrinas (por ex. tireóide) quando não possuem ducto.
Tipos de epitélio
Epitélio Simples Pavimentoso: Tecido monoestratificado, ou seja, formado por apenas uma camada de células, com morfologia achatada (pavimentoso). Tipo fisiológico dos alvéolos pulmonares, permitindo as trocas gasosas (hematose pulmonar) e revestimento dos delgados vasos sanguíneos. Epitélio Simples Cuboide: Formado por uma única camada de células, sendo, portanto, monoestratificado, apresentando formato cúbico. Desempenha importante fisiologia seletiva quanto à absorção e secreção nos túbulos do sistema renal. Epitélio Simples Prismático: camada de células alongadas