histologia
CURSO DE NUTRIÇÃO 1° PERÍODO VESPERTINO
TECIDO CONJUNTIVO
(Relatório Técnico–Científico)
CAXIAS- MA
2014
FRANCISCA ANDREZA DE ARAUJO SOUSA
GILENA ALMEIDA LIMA
EDINARA COSTA SANTOS
CAMILA APARECIDA DA SILVA RODRIGUES
ADRIANA MARIA DE ARAÚJO SILVA
Relatório Técnico – Científico
TECIDO CONJUNTIVO
Relatório apresentado à Disciplina de Histologia do Curso de Nutrição da FACEMA como requisito parcial para a obtenção de notas práticas.
Prof. Alyne freire de Melo
CAXIAS-MA
2014
INTRODUÇÃO
A cartilagem hialina é a variedade mais encontrada no corpo humano e, portanto, a mais estudada. É encontrada no disco epifisário, permitindo o crescimento longitudinal dos ossos. Neste disco, a cartilagem hialina apresenta os condrócitos dispostos em fileiras ou colunas paralelas, comumente recebendo a designação de cartilagem seriada. Os principais locais onde a cartilagem hialina é encontrada no adulto são: fêmur, traqueia e brônquios, extremidade ventral das costelas e recobrindo a superfície dos ossos longos. A matriz da cartilagem hialina contém fibrilas de colágeno tipo II imersas em substância fundamental amorfa. As fibrilas de colágeno não podem ser visualizadas em preparados comuns, pois, além de possuírem reduzidas dimensões, seu índice de refração é muito semelhante ao da substância amorfa.
Cartilagem Elástica É encontrada no pavilhão auditivo, no conduto auditivo externo, na tuba auditiva, na epiglote e na cartilagem cuneiforme da laringe.
Basicamente, é semelhante a cartilagem hialina, porém inclui, além das fibrilas de colágeno (principalmente do tipo II), uma abundante rede fibras elásticas continuas com as do pericôndrio. A presença de elastina confere a esse tipo de cartilagem uma cor amarelada, quando examinada a fresco. As fibras de elastina podem ser demonstrada por seus corantes