Histologia
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
TERRITORIALIZAÇÃO
Montes Claros - MG
Dezembro – 2012
AMANDA GONÇALVES VELOSO
LEIDY LUARA
LUDIMILA CARDOSO DA SILVA
PAULO ROBERTO
MARIA DO SOCORRO DA SILVA R. RAMOS
TERRITORIALIZAÇÃO
Trabalho a ser apresentado ao Prof. José Ronivon Fonseca do Estagio Curricular Supervisionado em Saúde da Família, como atividade avaliativa do 1° período de Enfermagem das Faculdades Unidas do Norte de Minas.
Montes Claros - MG
Dezembro – 2012 1. Introdução
A territorialização pode expressar na estrutura das funções relacionadas ao conjunto da atenção à saúde. Como processo de delineamento de arranjos espaciais, da interação de atores, organizações e recursos, resulta de um movimento que estabelece as linhas e os vínculos de estruturação do campo relacional subjacente à dinâmica da realidade sanitária do SUS no nível local. Mendes (1993) considera que se desenvolveram duas correntes do pensamento:
• uma que vê o território (solo) como espaço físico, geopolítico, com uma visão topográfico-burocrática e; • outra que entende o território (processo), como produto de uma dinâmica social
Em relação ao território o autor antes citado (Mendes, 1993:166), ainda define:
• território-distrito - como delimitação político-administrativa; • território área - delimitação da área de abrangência de uma unidade ambulatorial; • território-microárea - delimitada com a lógica da homogeneidade sócio-econômicasanitária; • território-moradia - como lugar de residência da família.
De fato a territorializaçao é de suma importância, uma vez que ela permite o levantamento de dados sobre a população e seus problemas de saúde, o impacto dos serviços de saúde na qualidade de vida dos usuários, bem como