Maturaçao de banana com etephon
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Disciplina: Fisiologia Vegetal Curso: Agronomia Noturno – T01
Data da Realização: 09/04/2012 Data de Entrega: 16/04/2012
Experiência: Utilização de Ethefhon, sob condições de exposição ou não ao ar atmosférico, no amadurecimento de frutos de banana (Musa sp.AAA, Cultivar Nanicão IAC 2001)
CAMPO VERDE – MT
4º SEMESTRE/2010
1 - Título:
Utilização de Ethephon sob diferentes condições de exposição ou não ao ar atmosférico no amadurecimento de frutos de banana. 2 – Objetivo:
Avaliar a mudança de coloração dos frutos de banana submetidos aos diversos tratamentos do experimento, em função da presença do etileno na forma de ethephon e do etileno liberado pela fruta madura do maracujá, com a presença ou ausência de oxigênio, de forma a entender as melhores práticas a serem utilizadas para melhorar a aparência e a qualidade do produto no tempo certo para comercialização.
3 – Resumo:
O objetivo deste trabalho foi de verificar a influência do tratamento de banana com etileno e também com uso do fruto de maracujá de acordo com o desenvolvimento da coloração da casca. O experimento foi montado no laboratório de química analítica do IFMT-NACV, com um total de 05 tratamentos, sendo: T1 (Testemunha-Imersão em Água), T2 (Imersão em solução e exposta ao ar ambiente), T3 (Imersão em solução e não exposta ao ar ambiente), T4 (Imersão em solução e não exposta ao ar ambiente, mas com restrição de Oxigênio) e T5 (Imersão em água e isolado com 01 fruto de maracujá, e não exposto ao ar ambiente). A avaliação da cor da casca da fruta foi realizada a cada 48 horas por método comparativo visual entre os tratamentos, sendo realizados por um período de 04 dias.
Verificou-se uma redução no nível de clorofila nas cascas da banana, gerando o amarelecimento das bananas (Musa sp.AAA, Cultivar Nanicão IAC 2001), o que indica que houve influencia do tratamento químico utilizado (ethephon) e do tratamento orgânico (uso do