histologia
A classe Trematoda contém 3 ordens: Monogenea, Aspidogastrea e Digenea. Os Trematódeos de importância para a maioria dos veterinários são os trematodeos digenéticos. A ordem Digenea tem essa denominação porque seus membros sofrem desenvolvimento indireto, com gerações sexuadas e assexuadas parasitando hospedeiros alternados.
FASCIOLA HEPATICA
Ciclo
1- Os ovos são lançados à bile e eliminados pelas fezes 2- Após, originam miracídeos em condições favoráveis (principalmente temperatura e iluminação) e estes são atraidos até o caramujo 3- Cada miracídeo forma um esporocisto, que por sua vez origina em torno de 8 rédias 4- As rédeas podem originar novas cercárias ou se multiplicarem novamente 5- As cercárias formadas nadam até o solo ou superficie da água e perdem a cauda, encistando-se logo em seguida (metacercária) 6- A metacercária infecta o hospedeiro quando este bebe água contaminada ou come alimentos contaminados 7- Desencista no Intestino Delgado, perfura sua parede e migra pelo parênquima hepático 8- A metacercária chega aos ductos biliares após dois meses 9- No fígado, a metacercária completa a maturação.
Caracteristica própria: Possui três estágios larvares:cercaria, metacercária e rédia
EURYTREMA
Ciclo Os moluscos ingerem os ovos eliminados nas fezes.
Após 4 semanas há formação de esporocistos nas glândulas digestivas dos moluscos.
Não há geração de rédias.
Um esporocisto de 1a geração 100 esporocistos de 2a geração 200 cercárias que são eliminadas ainda dentro do esporocisto pelo molusco à medida que o mesmo se locomove pela vegetação. A cercária é do tipo microcercária, possuindo forma oval, cauda curta e um estilete na extremidade anterior.
O esporocisto contendo as cercárias são ingeridos pelo gafanhoto. Estas cercárias se transformarão em metacercárias. Os hospedeiros vertebrados se infectam ingerindo os gafanhotos juntamente com as pastagens. (Molusco do