histologia
- Rede de comunicações distribuído pelo organismo
- Divisão: -Sistema Nervoso Central (Encéfalo e Medula Espinal) -Sistema Nervoso Periférico (Nervos e Gânglios Nervosos)
- Nervos: São prolongamentos dos neurônios
- Componentes principais: - Neurônios (célula principal) - Células da Neuroglia ou Células da Glia (sustentam e protegem os neurônios)
Desenvolvimento
O que é um tecido? Tecidos são conjuntos de células similares e das substâncias que a envolvem. As células especializadas e a matriz extracelular envolvente formam todos os diferentes tipos de tecidos encontrados a nível de organização tecidular. A classificação dos tecidos baseia-se na estrutura das células; na composição das substancias não celulares que as envolvem, a matriz extracelular e nas funções das células.
Classificação dos tecidos Um tecido é classificado tendo em conta diversos fatores tais como:
Estrutura das células
Composição das substancias não celulares que as envolvem
Matriz celular
Funções das células
Tecido nervoso
O tecido nervoso cobre todo o sistema nervoso, o qual se divide em:
Sistema nervoso central: É constituído pelo encéfalo e medula espinal.
Sistema nervoso periférico: É constituído pelos nervos e ganglios nervosos. Características:
Encontra-se no cérebro, medula espinal, e nervos que percorrem o corpo. Em particular está em contacto com os músculos, regulando o seu movimento, e com os tecidos glandulares regulando a sua atividade secretora.
Composição:
O tecido nervoso é formado por células excitáveis especializadas em transmitir estímulos ou impulsos nervosos graças a uma série muito complexa de atividades físico-químicas da sua membrana.
As células que formam o tecido nervoso podem ter diversas formas, características, comprimentos e funções