Histologia
GAMETOGÊNESE é o processo pelo qual os gametas são produzidos nos organismos dotados de reprodução sexuada. É o mecanismo que ocorre nas gônadas dos animais que se reproduzem sexuadamente.
Ocorre nos gametas masculinos e femininos, homem nas gônadas e nas mulheres no ovário. 2. PORQUE A GAMETOGÊNESE É CONSIDERADA UM DOS ASPECTOS QUE POSSIBILITAM A MAIOR VARIABILIDADE HUMANA?
Evolutivamente a gametogênese é considerada como um dos aspectos que possibilitam maior variabilidade em uma espécie. Isso em razão das variadas combinações existente no momento da separação dos cromossomos homólogos (fase da divisão meiótica / telófase II) e também as permutas, fenômeno genético “crossing-over” (fase da divisão meiótica / prófase I 0- paquíteno), onde de fragmentos correspondentes entre cromátides homólogas, aumentam a recombinação.Dessa forma, a gametogênese colabora com a diversidade das espécies, tornando evidentes os mais diferentes biótipos conhecidos e uma porta aberta às combinações ainda não existentes. 3. O QUE É OVULOGENESE? EXPLIQUE COMO OCORRE?
A ovulogênese é o processo de formação dos óvulos, a partir das ovogônias, e tem início ainda no embrião, porém, porém só é completado durante a puberdade. Durante as divisões mitóticas das células germinativas. As ovogônias são células diploides e também sofrem mitoses, ficando maiores, formando os ovócitos primários, que são cobertos por uma camada de células, pelo estroma ovariano, formando o folículo primordial. Estas células que o recobrem mudam de forma, formando o folículo primário. O folículo primário, quando possui mais de uma camada de células o recobrindo, é chamado de folículo secundário. A meiose no folículo primário dá origem a duas células haploides, o ovócito secundário e o primeiro corpúsculo polar. Estas duas células possuem tamanhos diferentes, pois o ovócito secundário recebe a maior parte do citoplasma, restando muito pouco para o