Histologia
R: Tem como constituintes, a matriz extracelular, formada pela substância fundamental - amorfa e pelas fibras, e as células formada por condroblastos e condrocitos.
2)Descreva as características histológicas do: a-Condroblastos. b-Condrocitos.
R: a- Os condrocitos tem capacidade mitótica (forma substância); alta capacidade de síntese de substância (produz matriz), formam condrocitos quando aprisionado pela matriz; formam grupos isogênos (os condrocitos se dividem, ficando duas células dentro de uma lacuna); e apresentam RER, CG, mitocôndria.
b- Os condrocitos são quescentes (adormecidos), tem baixa atividade mitótica, baixo metabolismo, produz substância.
3) O que é pericôndrio, endostio e peristio?
R: Pericôndrio: é uma camada protetora e vascularizada que reveste as cartilagens como uma cápsula. É responsável pela nutrição do tecido.
Periostio: é uma membrana muito vascularizada, fibrosa e resistente, que envolve por completo os ossos exeto nas articulações.
Endostio: Tecido conjuntivo frouxo, camada interna, nutre e protege o osso junto com o periostio.
4)Quais os tipos de cartilagem, e suas características.
R:Cartilagem Hialina: é constituída por fibrilas de colágeno tipo 2 anociados a protioglicanas e glicoproteinas. Forma a maior parte do esqueleto cartilaginoso do embrião. Principais locais encontrados: fêmur, traquéia, brônquios...
Cartilagem Elástica: é constituída de fibrilas do tipo 2 e uma imensa rede de fibras elásticas finas. Se caracteriza por ser muito flecivel e quando lesada, repara-se só com tecido fibroso.
Cartilagem Fibrosa: é um tecido intermediário entre a cartilagem hialina e o conjuntivo denso. É constituído por fibras tipo 1. Não tem pericôndrio e se lesada se repara lentamente por si só.
5) Descuta a frase e justifique “ A cartilagem apresenta ótima capacidade regenerativa”
R: A cartilagem que sofre lesão regenera-se com dificuldade, e frequentemente