histologia vegetal
CURSO DE CIENCIAS BIOLOGICAS
2º Semestre
EMBRIOLOGIA
DESENVOLVIMENTO HUMANO
Discente: Maria Aparecida Barbosa Docente: Maria Eloíza
Nova Xavantina, 02/12/13
Esquema de ovo a neurula.
A fecundação, a segmentação, a gastrulação e a organogênese.
a) Fecundação: consiste no encontro entre os gametas masculino e feminino. Pode ocorrer no meio externo (fecundação externa), o que é restrito à vida aquática, ou dentro do corpo da fêmea (fecundação interna). Neste último caso, ocorre a cópula, introdução dos gametas masculinos no sistema reprodutor feminino. Nem todos os animais que realizam fecundação interna têm pênis, órgão copulador. Na mulher, a fecundação ocorre na porção distal da trompa uterina.
Nos mamíferos, quando o gameta feminino chega à trompa, está envolvido pela zona pelúcida e por células foliculares. Encontra-se no estágio de ovócito II, e o seu primeiro corpúsculo polar está no interior da zona pelúcida. A fusão do espermatozóide com o ovócito se dá por ação das enzimas presentes no acrossomo do primeiro. Após a entrada do núcleo do espermatozóide, o núcleo do ovócito I sofre a segunda divisão meiótica. O núcleo masculino se une ao núcleo feminino e formam o núcleo do zigoto. Todo o patrimônio genético do novo indivíduo fica, neste momento, determinado. O primeiro e o segundo corpúsculos polares desaparecem.
Após a entrada do primeiro espermatozóide, a membrana do óvulo se modifica, tornando-se intransponíveis aos demais espermatozóides (membrana de fecundação). b) Segmentação: o zigoto dá início a uma série de divisões sucessivas por mitose. São as clivagens, onde o volume do embrião se mantém. As células resultantes das primeiras divisões do zigoto são os blastômeros, cujo número aumenta em progressão geométrica até produzir uma esfera maciça de células, a mórula.
Posteriormente, as