Histologia do Olho
O globo ocular tem em torno de 24 mm de diâmetro e tem uma organização como se fosse um órgão oco, com várias camadas. É constituído por três túnicas: externa ou fibrosa (córnea e esclera), média ou vascular (íris, corpo ciliar e coroide) e interna ou neurossensorial (retina) Internamente, o olho é formado pelo cristalino, pelo humor aquoso e pelo corpo vítreo, que o dividem em três compartimentos: câmara anterior, posterior e espaço vítreo.
É fixado na órbita por músculos, que também são responsáveis pelo movimento ocular e, indiretamente, pela percepção da luz.
Esses músculos são:
Reto superior;
Reto inferior;
Reto medial;
Reto lateral;
Oblíquo superior;
Oblíquo inferior.
Quando um fóton atinge o fotorreceptor na retina, desencadeia um potencial de ação. Mas se esse feixe luminoso continuar atingindo esse mesmo fotorreceptor, não irá ser informado o estímulo, pois esse fotorreceptor não irá se repolarizar, por isso os músculos devem fazer pequenos movimentos para que esse feixe atinja outro fotorreceptor, para que a informação continue chegando ao cérebro. O olho possui dois polos: o polo anterior, onde está localizada a córnea, e o polo posterior onde se encontra o disco óptico (local de saída do nervo óptico). Os olhos são constituídos por três túnicas dispostas concentricamente:
CAMADA EXTERNA OU TÚNICA FIBROSA Na parte posterior e lateral da esclerótica estão fixados os músculos extrínsecos do olho, na sua porção anterior ela possui uma parte transparente chamada de córnea. Os 5/6 posteriores da esclera, são formados por tecido conjuntivo denso, mais ou menos modelado, formando a parte mais esbranquiçada do globo. No seu sexto anterior, a túnica fibrosa apresenta-se transparente e recebe o nome de córnea. No corte transversal da córnea distinguem-se cinco regiões: epitélio anterior, membrana de Bowman, estroma, membrana de Descemet (membrana basal bem desenvolvida do