Histologia básica - tecidos.
Constituído por células, fibras e substância fundamental amorfa. A matriz extracelular, que compõe o conjuntivo é formada por um conjunto de proteínas combinadas e fibras.
Substância fundamental: complexo viscoso hidrofílico fornece rigidez e força à matriz extracelular.
O tecido conjuntivo funciona também como local de armazenamento de hormônios.
As células que constituem o tecido conjuntivo podem ser criadas ali ou migrarem até o tecido, como os leucócitos.
Fibroblastos: sintetizam as proteínas colágeno e elastina, além de glicosaminoglicanas, proteoglicanas e glicoproteínas. Estão envolvidas na produção de fatores de crescimento. Células com intensa capacidade de síntese.
Fibrócitos: células quiescentes. São menores que o fibroblasto e tem formado fusiforme, o núcleo é menor e mais alongado do que do fibroblasto.
Macrófagos: realizam fagocitose, possuem complexos de Golgi bem desenvolvidos e um r.e. proeminente. Os monócitos, produzidos na medula óssea, são direcionados ao conjuntivo e lá se dividem, formando os macrófagos. Localiza-se no tecido cojuntivo, órgãos linfóides, pulmão e medula óssea. Produz citocinas.
Mastócitos: colaboram com reações imunes e têm um papel na inflamação, reações alérgicas e expulsam parasitas. Originam-se de células da medula óssea..
Plasmócitos: são pouco numerosos no tecido conjuntivo normal, exceto nos locais sujeitos à penetração de bactérias e proteínas estranhas, como a mucosa intestinal, sendo abundantes nas inflamações crônicas. Produzem anticorpos.
Células Adiposas: são especializadas no armazenamento de energia na forma de triglicérides.
Leucócitos: células especializadas na defesa contra microorganismos e agressores. Eles não retornam ao sangue depois de residirem no conjuntivo, com exceção dos linfócitos.
Fibras
Temos as fibras elásticas, reticuladas e colágenas. As colágenas e as reticuladas são formadas pela proteína colágeno e as elásticas são formadas pela proteína elastina.
Sistema