Administração de empresas
A Administração, como ciência e da mesma forma como muitas outras ciências, nasceu e cresceu ao longo da história com o vigor das evoluções e revoluções que marcaram o desenvolvimento da humanidade nos últimos séculos.
A partir da revolução industrial, com a criação da máquina a vapor, autores como Frederick Winslow Taylor e Henri Fayol ganharam destaque com sua dedicação ao estudo da administração nas organizações e a publicação de teorias que os consagraram como os primeiros gurus da Administração. É de responsabilidade deles a chamada administração científica e a teoria clássica da administração, que pregaram a necessidade da especialização nas áreas operacionais e da organização das empresas.
Mais tarde, com a invenção do automóvel, surge o nome de Henry Ford. Este industrial teve tanto sucesso no emprego das técnicas de produção em série e especialização das atividades, que eram fundamentos desenvolvidos por Taylor, que ainda hoje seus conceitos básicos são empregados em várias organizações.
À luz da globalização, o mercado passou a ser muito mais criterioso e menos tolerante com seus fornecedores. Preço e qualidade adquiriram papel cada vez maior no campo da concorrência.
Ficou evidente que uma seleção natural iria acontecer no mundo dos negócios.
Produtos cada vez mais bem elaborados e baixíssima tolerância para a má qualidade e para o desperdício provocariam a queda de muitas organizações.
Tornou-se urgente gerenciar os processos produtivos de forma eficiente.
Problemas como a política de lotes econômicos, estoques excessivos e a formação de gargalos impediam que a produção se tornasse eficiente.
2 O QUE É KAIZEN?
Kaizen, na língua japonesa, significa melhoramento. Pode ser utilizados em quaisquer campos, assuntos, ideias geradas, objetos materiais ou não. No contexto da Qualidade Total, significa melhoramento contínuo.
Esta prática visa o aprimoramento não só da empresa, como também de seus colaboradores de uma forma geral.