Histo respiratória - resumo
VIAS AÉREAS SUPERIORES (VAS):Função: transportar, filtrar, umedecer, aquecer o ar, sensibilidade olfativa.
FOSSAS NASAIS (mucosa nasal/mucosa olfatória): filtra, umedece e aquece o ar. (O vestíbulo a porção anterior) é revestido por pele e pelos (impedem entrada de partículas maiores). Na derme possui glândulas sebáceas e sudoríparas. O restante é revestido por epitélio respiratório (colunar pseudo-estratificado ciliado com células caliciformes). A região olfativa, no teto da fossa nasal, exibe neurônios com cílios imóveis que levam cerca de 10 000 aromas ao córtex olfativo.
FARINGE: dividida em nasofaringe (epitélio respiratório), faringe oral e faringe inferior (epitélio escamoso estratificado). Local das tonsilas faríngeas.
LARINGE: responsável pela fonação e impede entrada de alimentos no sistema respiratório durante a deglutição. Tem parede com cartilagens hialina (tireóide, ímpar, cricóide, porção inferior das aritenóides) e elástica (epiglote que fica aberta durante a inspiração, ímpar, corniculadas, cuneiformes, pares, porção superior das aritenóides). É onde se localizam as cordas vocais. Revestimento por epitélio respiratório, exceto na epiglote.
TRAQUÉIA: parede com anéis de cartilagem hialina, revestida por epitélio respiratório e glândulas sero-mucosas e folículos linfoides no córion.
BRÔNQUIOS: (porção extrapulmonar): primários, o direito trifurca e o esquerdo bifurca. Epitélio respiratório, placas de cartilagem hialina e glândulas sero-mucosas.
-VIAS AÉREAS INFERIORES (VAI) Função: trocas gasosas.
BRÔNQUIOS SECUNDÁRIOS E TERCIÁRIOS: o epitélio vai passando de pseudoestratificado a colunar simples, vão sumindo as células caliciformes e os cílios.
BRONQUÍOLOS: Sem cartilagem hialina e as glândulas. Epitélio cúbico. Vão ramificando até passar a terminais respiratórios, dutos alveolares, sacos alveolares e alvéolos.
ALVÉOLOS: unidades estruturais e funcionais do