Citologia
CAPÍTULO 1
ORGANIZAÇÃO CELULAR
1 INTRODUÇÃO
A invenção do microscópio em 1591 por Zacharias Janssen e Hans Janssen, possibilitou a descoberta das células e inaugurou um novo campo de investigação da ciência, a Citologia (do grego kitus, célula, e logos, estudo). O termo “célula” deriva do latim cellula, diminutivo de cella, que significa pequeno compartimento.
2 TEORIA CELULAR
Hipótese: todos os seres vivos são formados por células.
2.1 AMPLIAÇÃO DA TEORIA CELULAR
1- Todos os seres vivos são formados por células e por estruturas que elas produzem; as células são, portanto, as unidades morfológicas dos seres vivos.
2- As atividades essenciais que caracterizam a vida ocorrem no interior das células; estas são, portanto, as unidades funcionais ou fisiológicas dos seres vivos.
3- Novas células se formam pela divisão de células preexistentes, por meio da divisão celular; a continuidade da vida depende, portanto, da reprodução celular.
Apesar das diferenças quanto à forma e função, todos os seres vivos têm em comum o fato de serem constituídos por células.
2.2 OS VÍRUS E A TEORIA CELULAR
Os vírus não apresentam células em sua constituição, portanto são acelulares. Os vírus são parasitos intracelulares obrigatórios, e precisam de células vivas para se reproduzir.
2
2.2.1 Vírus e Príons
Os vírus são formados por um tipo de ácido nucléico (DNA ou RNA) protegido por uma cápsula protéica. Alguns vírus possuem um envelope formado por membrana lipoprotéica semelhante á das células.
Os príons são proteínas anormais que têm a capacidade de alterar outras proteínas. Essas proteínas podem produzir réplicas de si mesma e espalhar a doença.
Os príons patogênicos são responsáveis pelas doenças classificadas como encefalopatias espongiformes (doença da vaca louca), que recebem este nome devido ao aspecto de esponja adquirido pelo tecido nervoso cerebral acometido pelas doenças.
2.3 CONCEITOS BÁSICOS
1. A célula é a menor unidade viva;
2. Todo organismo celular