Hist Ria E Evolu O 1
1º Capa
2º Índice
3º Introdução
4º História e evolução do cabeleireiro
5º Coloração e Descoloração
6º Estrela Cromática
7º Escala de cores
8º Madeixas / Californianas (História)
9º Alisamento
10º Escova progressiva
11º Alisamento Fotónico
12º Visagismo
13º Projeto
14º Planta do Salão
15º Preçário
16º Mapas de Custos
17º Conclusão
Introdução
Este trabalho consiste na História e Evolução do cabeleireiro. Vamos descrever a coloração, descoloração, estrela cromática, escalada de cores, madeixas californianas e a história do mesmo, alisamento, escova progressiva, alisamento fotónico e o visagismo. Um dos objetivos é apresentar o nosso projeto ou seja o layout do nosso futuro salão de cabeleireiro incluindo também o precário e o mapa de custos de tudo o que engloba o salão.
História e evolução do cabeleireiro
A profissão de cabeleireiro é uma das mais antigas da humanidade. Alguns achados arqueológicos tais como pentes e navalhas feitos em pedra, mostram que a preocupação com o cabelo vem da pré-história.
Foi no Egipto há mais ou menos 5mil anos que a arte de cuidar dos cabelos chegou ao ápice. Nessa época surgiram as perucas sofisticadas as quais mostravam a habilidades dos cabeleireiros. O cuidado com os cabelos é característico do povo do Antigo Egipto. Os materiais como escovas, tesouras, loções de tratamento entre outros eram guardados em caixas luxuosamente decoradas.
A 3000 A.C. as cabeças rapadas, lisas e os corpos sem pelos passaram a ser sinais de nobreza no Egipto, a moda exigia que os homens e mulheres usassem perucas de cabelo humano ou lã de carneiro. As barbas postiças eram populares entre os homens.
A tinta azul escuro era usada para conseguir a cor preta das perucas e barbas e a henna que e um pó feito das folhas da alfena egípcia dava um tom vermelho alaranjado aos cabelos e as unhas.
Os estilos de cabelo eram os cortes retos cujo o comprimento variava desde a altura do queixo ate abaixo dos