Hist ria da l ngua portuguesa
Letras
Iara regina da silveira e silva
pRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL
Palmas
2014
iARA REGINA SILVEIRA E SILVA
pRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL
Trabalho apresentado ao Curso Letras da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Leitura e Produção de Texto em Língua Portuguesa I; Língua Portuguesa: Conceitos Gerais; Teoria da Literatura; Língua Latina e Métodos e Técnicas de Pesquisa e Seminário de Práticas III.
Prof. Ana Paula Silveira; Celso Pagnan; Rosemari Calvazara e Eliza Nantes
Palmas
2014
A LÍNGUA PORTUGUESA
A língua portuguesa provém do latim, o idioma falado por um povo rústico que vivia no Lácio, região central da Península Itálica. O tempo e a expansão do Império Romano fizeram com que a língua latina passasse por inúmeras transformações e conquistasse um papel fundamental na história da civilização ocidental. Foi justamente uma dessas transformações que deu origem à língua portuguesa, num processo rico e dinâmico, que deve ser entendido em seu permanente movimento, porque toda língua é um organismo vivo, que serve para os homens estabelecerem relações entre si, conhecerem outros povos e outras culturas, realizarem transações comerciais, enfim, exercitarem sua comunicação diária. Nesse contato permanente, a língua se constrói, incorpora novos termos, transforma outros já existentes, influencia outros idiomas e recebe influências.
A LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL
No início da colonização portuguesa no Brasil, o tupi foi usado como língua geral na colônia. Esta língua era aquela falada pelos índios e também pelos jesuítas, que a utilizavam para catequizá-los, além dos comerciantes e outros moradores das terras brasileiras. Os jesuítas acabaram sendo expulsos do Brasil em 1759, e, desde então, o tupi foi proibido como língua geral, mas continuou sendo falado pela população local e contribuiu muito para o enriquecimento do vocabulário português. São inúmeras