Hist Ria Da L Ngua Portuguesa
A Língua portuguesa tem sua origem no latim vulgar introduzida na Lusitânia (região situada ao ocidente da península Ibérica) pelos romanos e contou com um fator importante para sua constituição e seu desenvolvimento: a hegemonia romana. Com a expulsão dos gregos os fenícios se fixaram na costa meridional da Península onde fundaram Gadir conhecida hoje como Cadiz. Em época posterior deu-se a penetração dos Celtas.
Embora os romanos tenham penetrado na Península no sec. III AC. Sua anexação, como província, só se deu no ano de 193 AC. O uso do latim era obrigado como língua oficial à medida que Roma conquistava novos povos. O latim clássico era falado pelas pessoas cultas e o latim falado pelo povo era o latim vulgar. A língua era imposta aos povos vencidos e devido às varias línguas faladas por cada um deles o latim sofreu alterações distintas em cada região o que resultou no surgimento das diferentes línguas neolatinas. Entretanto, um povo da Península não aceitou o latim como língua continuando assim, a falar o Basco, seu próprio idioma.
Um dos fatores que contribuiu para a romanização das populações nativas foi o recrutamento militar dos jovens provincianos, sua volta ao seio familiar servia de intercâmbio com a metrópole. Além disso, o direito à cidadania concedida pelos imperadores e o cristianismo pregado pelos padres num latim muito acessível fez desaparecer as diferenças sociais unindo a todos. O latim do povo inculto foi o que se vulgarizou por todo o território ibérico. À medida que o latim ia sendo falado, até mesmo na Hispânia, rapidamente ia se modificando na boca dos habitantes da terra. Entretanto no século V povos de origem germânica, os bárbaros, invadiram a península localizando-se nas costas do Báltico. Eram de várias nações cada um com seu dialeto particular. Os germanos não tiveram duvidas em admitir a civilização romana e, com ela, o latim adotando-o à sua própria língua sofrendo grandes transformações.
No