Primeiro relatorio edt
No experimento realizado tivemos o objetivo de analisar e comandar lâmpadas, interruptores e tomadas com ligações do tipo unifilar e multifilar.
2. Introdução teórica Uma instalação elétrica é uma das mais importantes etapas na construção civil. Dia a dia cresce o número de aparelhos eletro-eletrônicos instalados na rede elétrica domiciliar. Já não há mais uma divisão nítida entre o que é de eletrônica e o que é de eletricidade doméstica. A instalação elétrica pode ser definida pelo conjunto de materiais e componentes elétricos essenciais ao funcionamento de um sistema elétrico. As instalações elétricas são projetadas de acordo com normas e regulamentações definidas, principalmente, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT. A legislação visa fiscalizar a Segurança, Eficiência e Qualidade Energética, etc.
A energia elétrica que recebemos da empresa de eletricidade, chega até nossa casa por meio de 3 fios. O porque do uso de três fios não é muito bem entendido por muitos instaladores. Eles, pela prática, simplesmente usam desses 3 fios para distribuírem as tensões típicas de 110 V e de 220 V entre os aparelhos domésticos comuns para que funcionem.
2.1 Corrente Alternada
É um tipo de corrente elétrica utilizada principalmente na construção civil cujo seu sentido varia no tempo. A forma de onda usual em um circuito de potência CA é senoidal por ser a forma de transmissão de energia mais eficiente. Entretanto, em outras aplicações, diferentes formas de ondas são utilizadas, tais como triangular ou ondas quadradas. Enquanto a fonte de corrente contínua é constituída pelos pólos positivo e negativo, a de corrente alternada é composta por fases e pelo fio neutro.
Podemos representa-la por um gráfico, teremos semiciclos positivos quando a corrente é empurrada e semiciclos negativos quando a corrente é puxada; algo como se ilustra a seguir.
Figura 0 - Site: www.cepa.if.usp.br
2.2 Erros
Um erro comum dos instaladores, por falta de