Hist Ria Da Pessoa Com Surdez Ao Longo Do Tempo
PEDAGOGIA – EAD.
Atividade para avaliação em LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, no conteúdo HISTÓRIA DA PESSOA COM SURDEZ AO LONGO DO TEMPO.
LÂNIO GOMES BRAGA
RGM – 14120933
PÓLO : PATOS DE MINAS, MG.
Patos de Minas, Abril de 2015.
1) A educação mais adequada para surdos, atualmente, deve acontecer na Escola Especial ou na Escola Regular?
A educação é um direito de todos e um dever do Estado, isto é claro na constituição Brasileira. A parte desta que é uma lei, fica evidente que todos devem conviver em harmonia , independentemente da deficiência que possui. Se o surdo se trancafiar num mundo onde somente tenha surdos, provavelmente não conseguirá conviver e se adaptar ao mundo exterior à escola, onde existem milhões de pessoas que não possuem a sua deficiência. O correto é que todos convivam , aprendendo e ensinando, oportunizando e se comprometendo a exercer a cidadania, a começar pela escola, lugar propício para vencer dificuldades e romper preconceitos, como é o caso da surdez.
2) Língua de Sinais ou oralização? Qual a melhor forma de comunicação para os surdos?
Não se pode afirmar categoricamente qual a melhor forma de comunicação, isto depende do contexto em que o surdo é exposto e da visão dele e das pessoas que convivem com ele , ao tratarem sua deficiência... Se, por um lado, não é possível educar efetivamente o surdo pelo sistema oralista, sob pena de obstruir ou mesmo retardar seu crescimento cultural inicial, entre outras conseqüências, também não podemos tomar parte da língua de sinais por colocar a capacidade lingüística do surdo em desacordo com a cultura dominante.
Um outro fator se impõe sobre o assunto aqui comentado. Em primeiro lugar, apesar de todas caracterizações apresentadas sobre cada grupo específico de surdos, no caso, os oralizados e não oralizados, há sempre o perigo imposto pela armadilha da generalização. Existem casos raros, que podem ser isolados ou pertinentes a certos