Hist Ria Da Am Rica II
Regimes militares na América latina.
Título:
Regimes militares na América latina.
Objetivo:
No presente estudo pretende-se conhecer e esclarecer o surgimento das ditaduras do Chile e da Argentina no século XX. Apresentar, conhecer e clarificar suas idéias.
Justificativa:
Apresentam-se aqui as análises das ditaduras do Chile e da Argentina, que pretendem contribuir para a necessária reflexão do trabalho e pesquisadores sobre o tema abordado da disciplina da História da América. Estes aspectos procuram, dentro de suas especificidades, identificarem parte da problemática proposta pelo professor e compreensão do estudo.
Introdução:
No presente estudo a linha de desenvolvimento primeiramente aborda as análises das ditaduras do Chile seguida da Argentina. O texto está dividido em forma de resumo, clarificando assim o tema sugerido pelo professor.
Desenvolvimento:
Na segunda metade do século XX, o Chile vivenciou um novo contexto político onde as forças democráticas abriram portas para a ascensão dos setores de esquerda. O novo presidente Gabriel González Videla obteve o apoio de setores liberais e de esquerda, prometendo mobilizar uma frente ampla favorável ao desenvolvimento das formas produtivas e a recuperação do setor social. No entanto, sob o contexto da Guerra Fria, o novo presidente resolveu se opor aos grupos políticos comunistas e socialistas chilenos.
Dessa maneira, os anseios por transformação foram completamente frustrados ao manter os privilégios das classes economicamente privilegiadas.
Durante o processo eleitoral de 1970, socialistas cristãos e demais setores de esquerda se uniram em uma única chapa nomeada Unidade Popular. Salvador Allende, candidato por esta chapa, acabou vencendo as eleições e abriu portas para uma nova postura política.
Ao assumir o cargo presidencial, Allende tratou de nacionalizar todas as empresas norte-americanas encontradas no país. Essa medida teve impacto negativo aos olhos do “Tio Sam”, que logo se preocupou em