HIS sistema de informação hospitalar
Através do Sistema HIS, cada médico deve ser capaz de atualizar o histórico de todas as suas atividades, assim como o gerente do hospital e o setor de atendimento ao público devem ser capazes de determinar que atividade um certo médico está desempenhando a cada momento e em que local do hospital essa atividade está sendo desempenhada, isto é, se está atendendo algum de seus pacientes em um leito, se está participando de alguma operação, se está em seu escritório, se está em reunião com outros médicos ou se está em seu horário de descanso.
Através do Sistema HIS, o setor de atendimento ao público deve ser capaz de registrar a entrada de novos pacientes no hospital, alocando-o em um leito então vago, assim como um enfermeiro deve ser capaz de registrar cada movimento de pacientes entre leitos e salas de operação, tornando possível aos enfermeiros, aos médicos, ao setor de atendimento ao público e ao gerente do hospital determinar o local exato onde se encontra cada paciente a cada momento, até a sua saída do hospital, a qual deve ser registrada no Sistema HIS pelo setor de cobranças do hospital.
Cada paciente deve ter um médico responsável, desde o momento de sua entrada no hospital até a sua saída. A atribuição inicial de um médico a um paciente é feita pelo setor de atendimento ao público, na entrada do paciente no hospital. Eventualmente, o médido responsável por um certo paciente pode ser alterado. Tal alteração pode ser feita somente pelo gerente do hospital. Nesse caso, o sistema deve exigir o registro de um texto explicativo para a troca de médico.
Tanto um leito como uma sala de operação só podem ser ocupados por um paciente por vez.
Através do Sistema HIS, o setor de atendimento ao público e também todo enfermeiro devem ser capazes de verificar quais os leitos livres em um certo momento, assim