Hipótese de Oparin
Introdução
Segundo o russo Aleksander Ivanovich Oparin em seu livroA origem da vida, os primeiroscompostos orgânicos formados no planeta caíram nos mares e oceanos formando águas ricas emcompostos orgânicos o que chamamos de sopa primitiva. Nesses mares, essas moléculasorgânicas se agruparam por atração formando estruturas chamadas coacervados (pré-célula).Segundo a teoria de coacervação de Oparin esses aglomerados de moléculas orgânicas cercadospor água originaram as primeiras células.
A) coacervados organismos unicelulares heterotróficosanaeróbicos.
Unicelulares:
Os primeiros organismos a surgirem no nosso planeta foram unicelulares. Issosignifica que eles eram compostos por apenas uma célula, assim como as bactérias e os protistasatuais. Eram muito semelhantes as bactérias, que são os organismos mais simples que existemhoje. É muito mais provável que os primeiros organismos eram os mais simples possíveis e, porisso, unicelulares.
Heterótrofos:
Também chamados de heterotróficos, são aqueles organismos que não sãocapazes de sintetizar seus compostos orgânicos (como fazem os autotróficos). Todo organismosprecisa de compostos orgânicos para gerar energia, aqueles que produzem seus próprioscompostos orgânicos são os autótrofos, os que precisam se alimentar de outros organismos paraobter compostos orgânicos são os heterótrofos. Os primeiros organismos eram heterótrofos, poisse alimentavam das moléculas que estavam no meio onde viviam (na sopa primordial, caldo ricoem moléculas orgânicas).
Anaeróbicos:
Existem duas formas das células obterem energia, ou utilizando oxigênio ou nãoutilizando oxigênio. Como não havia gás oxigênio no inicio da vida no nosso planeta, o único mododos organismos produzirem energia era através da fermentação, um processo de produçãoenergética que não precisa utilizar oxigênio.
Conseqüências do surgimento de organismos heterótrofos anaeróbicos.
Como aprodução de energia por fermentação libera gás carbônico