kkooo
1964 palavras
8 páginas
‘’Eu acho que o aluno merece respeito, não é ele o culpado se alguém paga mal ao professor. O professor que falta simplesmente porque tem outros compromissos e a escola paga mal ele é vilão da educação porque eu tenho que lutar para melhorar o meu salário, mas eu não posso lutar deixando de fazer aquilo que eu me comprometi com meus alunos.’’‘’Acho que a culpa é do governo. Se o governo investisse mais em educação, buscando formar professores mais capacitados e melhorando o salário deles seria muito bom, pois os professores são os responsáveis pela formação de pessoas com valores éticos.
Além disso é necessário investimentos em infra-estrutura e tecnologia para atender a demanda dos estudantes do ensino público. Somente com educação de qualidade um país poderá se desenvolver e lembre-se educação tem que começar desde cedo.’’
‘’O professor tem de entender que não é culpa dele se um aluno não aprende. Mas é sua responsabilidade profissional, assim como tratar de um doente é responsabilidade de um médico",
A repetência e evasão escolar são temas presentes na educação e abordados quando se estuda o aluno e suas relações com o ensino. Quando observamos a escola como unidade educativa destinada à promoção do saber, podemos considerar que o sucesso acadêmico e intelectual dos alunos está ligado com a sua adaptação no ambiente escolar. Aquele indivíduo que não se sente confortável, dificilmente terá um aprendizado prazeroso, uma boa relação com o seu professor e todos aqueles que compõem a atmosfera da escola.
O fracasso do aluno em tal meio vem sendo discutido há muito tempo por estudiosos da educação, que em grande maioria não trazem a perspectiva de culpabilização do aluno pelo fracasso na escola e sim distribuem a “responsabilidade” entre a escola, a sociedade e a família. Destaca-se a maneira como alguns profissionais abordam a questão do fracasso escolar: romantizada, superficial e até ambígua em certos aspectos, quando se diz que não podemos “culpabilizar”