Ser diferente é normal?
1 INTRODUÇÃO 3
2 A QUESTÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA ATUAL 4
3 CONCLUSÃO 5 REFERÊNCIAS 6
1 INTRODUÇÃO
A diversidade é uma dos maiores valores que o ser humano possui. Vivemos e convivemos ao lado de pessoas com diferentes culturas, histórias, aspirações e modo de agir. Nem sempre essa convivência é amigável, pois pode ir rumo ao preconceito e aos conflitos, às vezes o outro individuo não aceita e não entende essas diferenças.
Afim de reduzir esses conflitos entre as relações sociais do homem é imprescindível compreender e respeitar as diferenças que há entre os mesmos.
No grupo de convívio, por ser considerado “o mais inteligente”, “o mais bonito”, “o menos magro, enfim o “mais diferente” do outro, estamos expostos a qualquer tipo de discriminação. Principalmente quando fazemos parte de uma minoria na sociedade.
2 A QUESTÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA ATUAL
Milhares de pessoas portadoras de deficiência são discriminadas no Brasil e se encontram diante de situações de abuso, nas quais não sabem se defender. Essa condição em que o individuo se encontra, os deixam expostos à violência.
Essa minoria sofre no grupo social que interagem, sendo vista como diferente, incapaz, excluída de conviver em sociedade e gozar de seus direitos, tornado-se vítimas da violência.
A sociedade brasileira deve se conscientizar que os portadores de deficiência são pessoas como as outras, têm modos de pensar, agir e sentir como qualquer outro indivíduo. Possuir limitações ou estar limitado em qualquer caráter seja físico, mental, intelectual ou sensorial, não impede o individuo de gozar de seus direitos em igualdade de condições como os demais. Desde o berço os indivíduos portadores de deficiência estão expostos aos riscos de violência no lar e fora dele. Por não