Hippie
Há 50 anos, surgia na Inglaterra o movimento que tinha como principal objetivo o desarmamento nuclear. Esse movimento chegou ate os EUA, ganhou novos ideais e passou a se chamar Movimento Hippie,passando a lutar pela liberdade e a paz no mundo todo.
Foi um movimento de uma juventude rica e escolarizada que lutava contra as guerras, principalmente a do Vietnã e negavam o nacionalismo e era influenciado por diversas religiões orientais, como o budismo e o hinduísmo.
No Brasil, o movimento ganhou força nos anos 70.
Desenvolvimento: Inicio e características
Nos anos 60, muitos jovens americanos começaram a se revoltar contra a sociedade por causa de alguns acontecimentos, como capitalismo desenfreado, as guerras, principalmente a do Vietnã e varias outras coisas. Esse movimento de revolta começou a ganhar força, e vários artistas se engajaram nos ideais revolucionários. O poeta Allen Ginsberg pode ser considerado como um dos progenitores deste movimento.
Os hippies, como eram chamados, defendiam o amor livre e tinham como tema a frase “Paz e Amor”, que queria dizer desde amar ao próximo até a praticar atos sexuais ao ar livre. Para eles podia-se partilhar tudo, desde comida ate os seus próprios companheiros. ”Make Love, not war” (faça amor, não faça guerra) foi uma das frases mais celebres dessa época, junto com “Paradise now” (paraíso agora), onde iam de encontro com a filosofia cristã, já que para eles o paraíso era durante a vida e não depois dela.
Os hippies abandonavam suas casas para e iam para as cidades, principalmente São Francisco, para viver em comunidades com outros hippies ou então se estabelecer em comunidades rurais.
Eles usavam barbas e cabelos longos para ir de encontro com os padrões de beleza da época,assim como roupas velhas e lascadas, criticando o consumo exacerbado, objetos muito coloridos, para fazer apologia a psicodelia, consumiam