Hipoteses Antropologia
UNIDADE GONÇALVES DIAS
CURSO – DIREIRO
ANTROPOLOGIA CULTURAL
JUNHO 2013
Qual é a resposta para esta “hipótese”?
Hipótese é uma coisa que "não é", mas a gente "finge que é" pra ver "como seria" se "fosse".
Brincadeiras a parte é mais ou menos isso, a hipótese pode ser classificada da seguinte forma:
Uma hipótese é uma formulação provisória, com intenções de ser posteriormente demonstrada ou verificada, constituindo uma suposição admissível.
É a evolução da intuição à teorização e da teoria que levará à prática, a testar as hipóteses firmadas pelo raciocínio dedutivo implícito à teorização, com frequência, e por motivos vários, que segue por vias aparentemente obscuras.
As hipóteses primeiras nem sempre são definitivas e estas, quando firmadas, nem sempre são as ideais, ainda que satisfaçam condições momentâneas.
A hipótese pode ser considerada como um instrumento de pesquisa que media a teoria e a metodologia. Formulada a partir de uma determinada ambiência teórica e diante de um problema científico a ser resolvido, a hipótese implica a necessidade de demonstração a partir da metodologia e da pesquisa. Deve-se ter em vista, contudo, que, a hipótese é apenas uma formulação provisória, destinada a colocar a pesquisa em andamento. No decorrer do processo de pesquisa ela pode ser confirmada ou não, o que não desqualifica o papel que terá exercido para impulsionar a pesquisa para a frente.
Hipótese seria a explicação provisória ou antecipada a um determinado assunto.
Como dizia Newton, “Não invento Hipóteses”.
E sim, devemos chegar às hipóteses a partir da pesquisa do assunto.
A hipótese não é a pergunta, é a resposta.
Uma hipótese da pesquisa deve ser verificável, comprovável ou negável, mas ela não pode deixar de apresentar um caminho para a pesquisa.
A HIPÓTESE:
Tem gente que pode sentir quando vai chover nos próprios ossos. Eu mesma sofro disto e sempre quis saber a razão. Tenho um calo desde