resistor
Resistores são componentes que têm por finalidade oferecer uma oposição à passagem de corrente elétrica, através de seu material. A essa oposição damos o nome de resistência elétrica, que possui como unidade ohm. Causam uma queda de tensão em alguma parte de um circuito elétrico, porém jamais causam quedas de corrente elétrica. Isso significa que a corrente elétrica que entra em um terminal do resistor será exatamente a mesma que sai pelo outro terminal, porém há uma queda de tensão. Utilizando-se disso, é possível usar os resistores para controlar a corrente elétrica sobre os componentes desejados.
Primeira lei de OHM “Em um condutor ôhmico, mantido à temperatura constante, a intensidade de corrente elétrica é proporcional à diferença de potencial aplicada entre suas extremidades, ou seja, sua resistência elétrica é constante”
Segunda lei de OHM
Entre 1825 e 1827, Ohm, investigando o funcionamento de vários condutores, chega a conclusão que a resistência elétrica de um fio dependia de suas características geométricas e do material. Suas conclusões levaram ao que é chamado de segunda Lei de Ohm:
“A resistência elétrica de um material é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à sua área”
Desenvolvimento
Resistor é um componente cuja finalidade é oferecer uma resistência à passagem de corrente. Podem ter uma resistência fixa ou variável. A resistência elétrica é medida em ohms. Quando precisarmos reduzir propositalmente uma corrente ou uma tensão para um valor que determinado componente precise para funcionar usamos resistores. Nos circuitos eletrônicos os resistores são, portanto usados na polarização de determinados componentes.
Os resistores usados nos aparelhos eletrônicos podem ser de dois tipos
- Resistores de carvão ou carbono – resistores usados para operar com correntes fracas, ou seja, quando a passagem de corrente não causar um aquecimento excessivo, possuem valor de