Hipospádia
A hipospádia é caracterizada por uma abertura da uretra em localização anormal, ou seja, é uma malformação congênita, onde ela é observada frequentemente nos meninos, 1 em cada 300 rapazes correm o risco de nascerem com está malformação.
A hipospádia é o segundo defeito congênito mais comumente observado na genitália masculina, vindo logo após do criptorquidismo. Há relatos de que a incidência dessa condição cresceu nas últimas décadas.
Embora sua etiologia ainda não tenha sido elucidada, existem hipóteses que dizem que essa malformação ocorra por uma conjunção multifatorial, no qual se encontra a influência genética.
A uretra não se desenvolve normalmente e o meato urinário está situado fora da glande. O meato pode estar logo por baixo da glande, mas também pode estar em qualquer ponto do rebordo inferior do pênis ou no escroto e pode ainda estar logo à frente do ânus. Como o pênis também não se desenvolve normalmente tem um aspecto recurvado para baixo. O prepúcio está fendido na porção inferior e forma um capuz volumoso por cima da glande. Na erecção, o pênis pode não conseguir ficar direito, tomando o aspecto de um anzol. Os rapazes com esta malformação não conseguem urinar para frente; o jacto urinário é dirigido para os pés, pelo que a micção deve ser feita na posição de sentado, como as meninas. * FORMAS COMO A HIPOSPÁDIA SE APRESENTA
Ela pode vim a se apresentar de varias formas, onde umas podem vim ser mais graves que as outras: * Na forma menos grave o prepúcio não está fendido e a malformação da uretra só́ é visível quando aquele é arregaçado. A uretra está moderadamente fendida, dando uma grande dimensão ao meato urinário. Nesta forma, na maior parte dos casos não é necessário qualquer tratamento. No entanto, quando o meato urinário é de grandes dimensões, pode ser conveniente fazer uma cirurgia correctiva, em ambulatório. * Na hipospádia glandular o perpúcio está fendido e o meato urinário não está no extremo da