Hipoparatireodismo
Quando as glândulas paratireoideas não secretam o hormônio paratireóideo em quantidade suficiente, os osteoclastos tornam-se quase totalmente inativos. Com conseqüência, a reabsorção óssea diminui tanto que o nível de cálcio nos líquidos corporais fica reduzido.
Tratamento do hipoparatireodismo. O hormônio paratireóide é ocasionalmente utilizado no tratamento do hipoparatireodismo.
Terapia com vitamina D e cálcio. Na maioria dos paciente, a administração de uma quantidade elevada de vitamina D juntamente com 1 a 2g de cálcio é suficiente para manter a concentração de íons cálcio dentro do limite normais.
Hiperparatireoidismo
A causa do hiperparatireoidismo é mais comumente a presença em uma das glândulas paratireóides, de um tumor secretor de hormônio paratireoideo. No hiperparatireoidismo ocorre extrema atividade osteoclástica nos ossos, isso causa aumento da concentração de íons cálcio no liquido extracelular e ao mesmo tempo, geralmente produz queda da concentração de íons fosfato, em virtude da maior excreção renal de fosfato.
O hiperparatireoidismo é caracterizado por defeitos na glândula paratireóide, resultando no aumento da secreção do hormônio paratireoidiano (PHT) e conseqüente elevação do nível de cálcio e diminuição do nível de fósforo. Alguns dos efeitos do nível aumentado deste hormônio são a osteíte fibrosa (reabsorção óssea) e o aumento da fosfatase alcalina do soro (Favus et alli, 1993; Harrison et al., 1995). O aumento do nível de cálcio deve-se, em parte, à ativação do sistema osteoclástico e remodelação do tecido ósseo pela ação do PTH, sendo que a concentração plasmática de cálcio é regulada por interações complexas entre o paratormônio e várias formas de vitamina D (Rang et al,1997).
No hiperparatireoidismo grave, a absorção óssea pelos osteoclastos logo supera em muito a deposição osteoblástica, e os ossos podem ser quase totalmente digeridos. De fato, muitas vezes, uma pessoa com hiperparatireoidismo procura o