Hipertricose
10º Ano FÍSICA E QUÍMICA A Ano lectivo 2010-2011
AL 1.1 – Medição em Química
Será possível fazer uma medição exacta?
A precisão e a exactidão de uma medida depende do instrumento de medição usado e do modo como este é utilizado. Torna-se assim importante o conhecimento dos tipos de erros associados aos instrumentos e ao operador, assim como o conhecimento dos processos que permitam minimizá-los. Esta preocupação deverá estar presente ao longo de todas as actividades experimentais onde é exigido rigor na medição directa das grandezas ou nos cálculos que envolvam algarismos significativos.
Objecto de ensino
Medição em Química
✓ Medição e medida. ✓ Erros acidentais e sistemáticos; minimização dos erros acidentais. ✓ Instrumentos para medição de grandezas físicas. ✓ Notação científica e algarismos significativos. ✓ Inscrições num instrumento de medida e seu significado.
Objectivos de aprendizagem
Esta AL deve permitir ao aluno:
Medição em Química
✓ Distinguir medição de medida. ✓ Seleccionar instrumentos adequados à medição em vista, com diferentes precisões, de forma a minimizar os erros acidentais. ✓ Diferenciar erros acidentais de erros sistemáticos em medição. ✓ Interpretar as inscrições em instrumentos de medida. ✓ Exprimir os resultados de uma medição atendendo ao número de algarismos significativos dados pela precisão do aparelho de medida.
Sugestões metodológicas
Com esta AL pretende-se que os alunos se confrontem com a impossibilidade de medir exactamente uma grandeza, ou seja, o reconhecimento que qualquer medição pode ser afectada por erros relacionados com o observador, com o instrumento de medida e outros factores. Por outro lado, a escolha do instrumento a utilizar deve estar relacionada com a finalidade em vista, já que nem todas têm o mesmo grau de exigência na