hipertexto
Hipertexto...
HISTÓRIA
hipertexto não nasceu com a internet.
... é um caminho que vem com muitas informações enriquecedoras que nos possibilitam meios para desenvolver um trabalho mais rápido e satisfatório.
... é uma ferramenta que impulsiona o aluno à prática e à produção textual, pois a curiosidade leva a um processo de busca para tentar localizar uma informação, uma pesquisa ou linkar em palavras que aparecem em destaque!!
primeiras manifestações ocorreram no séc. XVI e XVII através de:
IDEIA DE HIPERTEXTO
Manuscritos: sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas caracterizando uma espécie de escrita coletiva.
Marginália: leitores que realizavam anotações nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo leitura não-linear, estas anotações eram posteriormente transferidas para cadernos para que pudessem ser consultadas por outros leitores. (CHARTIER, 2002; BURKE, 2004).
Foi enunciada pela 1ª. vez pelo matemático e físico Vannevar
Bush -1945 no artigo “As We May Think”... ...ao afirmar que a mente humana “operava através de associações” formando uma teia e desenhando trilhas e a partir daí saltando ao dado seguinte sugerido novas associações. Para tanto ele imaginou um dispositivo denominado “Memex” (Memory Extension) = serviria para estruturar e organizar o conhecimento, mas que não chegou a ser desenvolvido.
1
IDEIA DE HIPERTEXTO
Baseado nessas
ideias o
engenheiro Tim Berners-Lee criou o sistema de hipertexto mais conhecido atualmente: World
Wide Web (WWW – 1991), o qual
Na década de 60, Ted Nelson criou o “Projeto Xanadu”: o qual agregava um conjunto de informações na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dava