Hipertensão
Campos Salvador Bahia
Maíra Carla Gomes dos Santos
Atuação do enfermeiro na administração de medicamento via endovenosa
A administração de medicamentos é uma atividade que exige grande responsabilidade por parte da equipe de enfermagem. Para sua execução são aplicados princípios científicos, legais e éticos, que fundamentam a ação do enfermeiro e visam promover a segurança necessária a esta prática.
O enfermeiro, embora não sendo responsável pela prescrição dos medicamentos, deve conhecer todos os aspectos e fases envolvidas no processo, a fim de evitar erros e enganos, com prejuízos ao paciente.
O planejamento da administração de medicamentos envolve desde os conhecimentos das ciências básicas e das técnicas de administração, a orientação e supervisão do pessoal técnico, a diluição do fármaco, o preparo do paciente, a observação dos efeitos e possíveis reações iatrogênicas das drogas.
A realidade observada é que o conhecimento acerca da administração de medicamentos ainda é muito empírico, principalmente no que diz respeito á diluição das drogas, uma vez que esta informação não consta nas bulas nem na maioria dos livros e manuais farmacológicos. Mesmo as obras destinadas à enfermagem têm pouca abordagem de diluições, levando a equipe a decidir o volume a ser diluído através da observação dos efeitos causados quando utilizados volumes maiores ou menores, até se chegar a uma conclusão de diluição ideal. Frequentemente há trocas de informações entre os membros da equipe, que buscam a informação com colegas que já tenham experiências prévias com a diluição deste ou daquele medicamento, demonstrando. Quando destacam que estratégias podem ser utilizadas e devem ser divulgadas para minimizar a ocorrência de erros na administração de medicamentos.
Uma importante função da equipe de enfermagem no cuidado aos pacientes, a administração de medicamentos, que exige dos profissionais: responsabilidade, conhecimentos e