Metodologia cientifica
Primeiramente nós observamos, fazemos uma relação de descobertas e depois generalizamos. Exemplo: o peixe 1 vive na água, o peixe 2 vive na água e o peixe ‘x’ vive na água. Logo todos os peixes vivem na água.
O método dedutivo seguido pelo René Descartes é possível chegara certeza através da razão. Parte de princípios reconhecidos como verdadeiros e indiscutíveis e tem a conclusão puramente formais usando apenas a lógica.
O método dele seguia primeiramente as leis gerais (todo homem é mortal), fatos particulares (Pedro é mortal) e explicações (Logo, Pedro é mortal).
O método hipotético – dedutivo seguido pelo Popper é quando o pesquisador não dispõe de uma teoria (ou explicações insuficientes), ele começa pelo método indutivo para organizar as informações e possibilitar a formulação de uma teoria geral para depois formular e testar as hipóteses e assim utiliza o método dedutivo.
É a logica + experimentação que leva ao conhecimento. E defende em primeiro lugar o problema e a conjectura a serem testadas pela observação.
O método dialético seguido pelo Hegel é quando os fenômenos têm aspectos contraditórios, assim ocorre o debate. Cuja, primeiro a realidade se apresentaria (tese), depois ele se nega (antítese) e por ultimo ele supera e elimina essa contradição (síntese).
E por último o método fenomenológico seguido pelo Husserl propõe descrever o fenômeno, e não explicá-lo ou buscar relações causais, volta-se para as coisas mesmas como elas se manifestam. Voltar às coisas mesmas significa voltar ao mundo da experiência considerando que, antes da realidade objetiva, há um sujeito que a vivencia; antes da objetividade há um mundo predado, e antes de todo conhecimento, há uma vida que o fundamentou.