Aluna
CYBERBYLLING
Trabalho realizado por: Lyubov Savchuk e Elisama Silva
Índice
Cyberbulling 3 O que é cyberbulling? 4 Perigos 5 CUIDADOS 6 EXEPLOS DE CYBERBYLLING 7
Cyberbulling
A expressão “cyberbullying” carece de tradução formal em português. É uma palavra composta, sendo o “cyber” relativo ao uso das novas tecnologias de comunicação (correio electrónico, telemóveis, etc.) e o “bullying” relativo ao fenómeno dos maus-tratos por parte de um rufião (“bully”) ou grupo de rufiões.
O que é cyberbulling?
O cyberbullying consiste no acto de, intencionalmente, uma criança ou adolescente, fazendo uso das novas tecnologias da informação, denegrir, ameaçar, humilhar ou executar outro qualquer acto mal-intencionado dirigido a outra criança ou adolescente.
Um cyberbully pode tornar-se, no momento seguinte, também ele uma vítima. É frequente os jovens envolvidos neste fenómeno mudarem de papel, sendo os maltratantes numa altura e as vítimas noutra.
Envolvendo três vectores (bully – vítima - novas tecnologias da informação e comunicação), o cyberbullying é um fenómeno em rápido crescimento, em particular no mundo da Internet.
Por ser um fenómeno que envolve crianças e adolescentes, com todas as sensibilidades e percursos desenvolvimentais cruciais próprios destas idades, carece de especial atenção por parte de todos os pais e educadores.
Embora sejam, na sua maioria, eventos ultrapassáveis, algumas vítimas de bullying chegam a tentar o suicídio, provando que não devemos encarar tal situação de ânimo leve.
Quando a vitimização envolve adultos, passa a ter a designação de “cyber-harrassment” (“assédio cibernético”) ou “cyberstalking” (“perseguição cibernética”), tendo, contudo, as mesmas características.
Por tal, as sugestões apresentadas servem também para estes casos.
Perigos
Estes ataques são feitos por jovens contra outros jovens. Dadas as características próprias deste grupo etário, já por si