Hipertensão
A hipertensão ou pressão alta é uma doença cardiovascular crônica, ela se caracteriza pela elevação da circulação sanguínea, e geralmente vem acompanhada de outros fatores como, por exemplo: a obesidade. Em média 20% da população brasileira são hipertensos, e cerca de 50% desses são obesos. A hipertensão geralmente ocorre pelo fato de não haver o funcionamento correto da vasodilatação, ou seja, quando nossas artérias sofrem algum tipo de resistência impossibilitando a contração e a dilatação das mesmas. Quando o seu coração bate, ele contrai e bombeia sangue pelas artérias para o resto do seu corpo. Esta força cria uma pressão sobre as artérias. Isso é chamado de pressão arterial sistólica, cujo valor normal é 120 mmHg (milímetro de mercúrio). Quando a pressão sistólica está acima de 140 mmHg, já é considerado hipertensão.
Alimentação para hipertensos.
A pessoa hipertensa deve ingerir alimentos com pouca quantidade de NaCl (sal de cozinha), não deve ingerir bebidas alcoólicas ou qualquer outro tipo de droga. A alimentação é muito importante para que a pressão arterial de um hipertenso controlado mantenha-se, pois altas quantidades de NaCl é significativamente prejudicial. É recomendado que o hipertenso procure um nutricionista para auxiliá-lo no preparo de uma dieta.
Diferenças entre exercício físico e atividade física.
A atividade física é qualquer exercício que seja executado durante o dia a dia de uma pessoa, e que tenha algum tipo de esforço, como por exemplo: varrer a casa. A atividade física não necessita de uma freqüência, ou carga exata, necessita apenas de um movimento