hipertensão gravidica
Gravídica
T É C N I C O E M E N F E R M AG E M – 1 2 0 0 0
ARIANA
JULIA
M A RY N A
Definição
Sempre que houver pressão alta maior que 140/90.
A hipertensão induzida pela gestação ocorre após as 20 semanas de gestação e desaparecendo até 6 semanas após o parto.
Causas
Sinais e sintomas
Pré-Eclâmpsia
Controle da doença sem medicação É preciso ficar de olho na alimentação e no ganho de peso. A dieta deve ser rica em ácido fólico, já que esse nutriente tem ação vaso dilatadora, e pobre em sal. Se mesmo com esses cuidados a pressão teimar em subir, aí os remédios anti-hipertensivos costumam ser necessários.
Cuidados de uma hipertensa
Quem já era hipertensa deve, junto com os médicos, estudar soluções para diminuir o problema durante a gestação. Muitas vezes, os especialistas optam por trocar o anti-hipertensivo que a mulher já tomava por outro medicamento da mesma classe e mais indicado para esse período.
Fatores de risco
- Mulheres que engravidam tardiamente
- Mulheres que trabalham muito
- Mulheres que esperaram a estabilidade para engravidar
- Mulheres estressadas que sofrem muita pressão
- Mulheres que ingerem muito café.
A hipertensão após a gravidez
Qualquer doença durante a gestação é um indício de uma predisposição.
É comum em pacientes que desenvolveram a doença hipertensiva específica na gravidez tenham a pressão normalizada ou pelo menos reduzida logo em seguida ao parto.
Os riscos
As chances de um parto prematuro é possível, pois a hipertensão causa um envelhecimento precoce da placenta impossibilitando a passagem normal de nutrientes para o bebê.
Além do parto prematuro, a pressão alta pode causar na mãe doenças cardíacas, derrame, diabetes. Fonte http://bebe.abril.com.br/ https://www.youtube.com/watch?v=nx_j39pyFlE