Imperialismo no seculo XIX
• O que é o imperialismo?
Imperialismo é uma espécie de domínio que uma nação tem sobre a outra, nos assuntos de politica, cultura, economia, etc. Esse “domínio” geralmente é conquistado através de guerras.
Essa ação ocorreu em todo o mundo em diferentes épocas. Muitos impérios nasceram nesse tempo, mas a maioria foi aniquilada ou substituída por outra nação.
01 • Imperialismo Moderno
Na passagem do século XIX para o XX, a revolução industrial fez a economia mundial modificar-se totalmente, isso porque com a grande produção, aumentou a necessidade de consumidores para os produtos industrializados.
No inicio do século XIX, ingleses criaram o neo-imperialismo, que era o investimento de capital externo e a propriedade econômica monopolista. Dessa forma, o imperialismo foi se difundindo cada vez mais, junto com os monopólios, mão-de-obra barata e abundante.
Países imperialistas eram muito dominadores e conseguiram impor-se para vários países mais “frágeis” no resto do mundo, principalmente nos continentes asiático e africano.
Então, com várias colônias dominadas, iniciou-se o processo de procura por obra prima para as indústrias. Mas, como muitos países estavam atrás do mesmo objetivo, passou a existir muita rivalidade, fazendo com que esses conflitos passassem a ser um dos motivos para o inicio da Primeira Guerra Mundial.
02
• Liberalismo e imperialismo
Em 1902, John Hobson foi o primeiro a estudar o imperialismo e defendia em sua tese que o fenômeno ocorrem pela acumulação de capitais que estavam sobrando e que deveria ser exportado.
Mas, nessa época, já existiam economistas bem otimistas, dizendo que o capitalismo se esgotaria, dando espaço para outro sistema que centralizasse mais o poder. Só que até o tempo presente isso não ocorreu, pelo contrario, está aumentando