Os direitos humanos e a globalização
Professora: C
Gonçalves
N
O
A
M O
U Ã
H Ç
S A
O IZ
T
L
I
E A
IR OB
D L
S G
O A
E
S
C
C
3
I
C
L
O
O
E
S
J
C
U
N
D
Á
R
I
O
S
É
O
M
S
º
E
2
º
S
O
O
D
R
I
A
E
C
B
I
I
S
R
Á
B E
A T R
L
S
O
C V E
S L
E I
S
Andrii Cheban Nº7 10ºA
Sofia Mascarenhas Nº32
10ºA
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi realizado para a disciplina de Filosofia, com a finalidade de elaborar um pequeno trabalho com um tema á escolha o nosso é sobre os “Direitos Humanos e a Globalização”.
Para uma melhor compreensão e organização, decidimos dividir este trabalho em duas partes: Os Direitos Humanos e A Globalização, porque apesar dos dois assuntos estarem interligados, existem diferenças entre eles.
DIREITOS HUMANOS
Os Direitos Humanos são um conjunto de leis, vantagens e privilégios que devem ser reconhecidas como essências pelo indivíduo para que este não seja inferior ou superior aos outros por ser de um sexo diferente, por pertencer a uma etnia diferente, ou religião, ou até mesmo por pertencer a um determinado grupo social. São importantes para que se tenha uma convivência em paz.
Os Direitos Humanos surgiram devido à necessidade de proteção da população perante a ação e a prepotência do Estado sobre eles, ou seja, era uma maneira de afirmar a estabilidade e a segurança perante os abusos de poder.
A função dos Direitos Humanos é proteger os indivíduos das injustiças, do autoritarismo, da prepotência e dos abusos de poder. Eles representam a liberdade dos seres humanos, e o seu nascimento está ligado ao individualismo das sociedades que se foi criando ao longo dos tempos, e por consequência levou à necessidade de limitar o poder do Estado sobre os indivíduos, fazendo com que o respeitasse e aos seus interesses. Desta formas estão associados a uma ideia de civilização, de democracia, que em conjunto refletem uma ideia de