HIPERTENSÃO ARTERIAL
A hipertensão Arterial ou pressão alta é uma doença caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue. A Hipertensão pode acontecer quando nossas artérias sofrem algum tipo de resistência, perdendo a capacidade de contrair e dilatar ou então quando o volume se torna muito alto, exigindo uma velocidade maior para circular. Quando seu coração bate, ele contrai e bombeia o sangue pelas artérias e para o resto do corpo. Esta força cria uma pressão sobre as artérias chamada de pressão sistólica, cujo normal é 120/80mmHg (milímetro de mercúrio).
Muitas pessoas acham que não tem hipertensão, esse é o grande erro, a pressão alta é uma das doenças mais freqüente no mundo, ela acomete 1/3 da população adulta, sua distribuição é uniforme entre homens e mulheres, o numero de hipertensos tem aumentado periodicamente, devido à fatores com maior expectativa de vida, a maior incidência de obesidade, sedentarismo e aos maus hábitos alimentares.
Quais os tipos de Hipertensão Arterial?
Existem dois tipos de hipertensão arterial Primaria e Secundaria.
Primaria: Também conhecida como Pressão Arterial Essencial, indica índices de pressão arterial elevado a partir de uma causa desconhecida, mais de 95% dos hipertensos se enquadram nessa categoria. Secundária: Uma pequena proporção dos casos de hipertensão arterial é devida a causas muito bem estabelecidas, que precisam ser devidamente diagnosticadas, uma vez que, com a remoção do agente etiológico, é possível controlar ou curar a hipertensão arterial. É a chamada hipertensão secundária.
Fatores para hipertensão
Histórico familiar;
Consumo exagerado de sal;
Obesidade;
Abuso de álcool;
Sedentarismo;
Cigarro;
Estresse;
Fatores emocionais.
Como ocorre
O coração bombeia o sangue para os demais órgãos do corpo, por meio de tubos chamados artéria, quando o sangue é bombeado ele é empurrado contra a parede sanguínea, sua tensão gerada na parede das artérias é