hipertensos
- Hipertensão - ou pressão sanguínea elevada - é um fator de risco para doenças cardiovasculares que atingem 60 milhões de norte-americanos.
- Exercícios de resistência moderados podem reduzir a pressão sanguínea em repouso em 5-25mm Hg.
- Corrida, marcha acelerada, ciclismo e natação são atividades ideais para pessoas que sofrem de hipertensão. Entretanto, devem ser evitadas atividades que involvem esforço intenso, como segurar, pendurar-se, empurrar e levantar.
- As escolas devem iniciar programas de verificação de pressão sanguínea, para que professores e treinadores possam exercer um papel importante no controle da doença.
Introdução
Hipertensão é o termo médico utilizado para a doença conhecida como pressão sanguínea elevada, que atinge aproximadamente 30% da população adulta, ou seja, quase 60 milhões de pessoas (1). Ao contrário da maioria das doenças, os sintomas da hipertensão costumam ser silenciosos, até que sua presença seja revelada por um derrame, infarto do miocárdio ou insuficiência cardíaca (2). Como a hipertensão costuma se manifestar em adultos, as crianças e os adolescentes não se interessam pelo assunto ou não se preocupam muito com ele. Infelizmente, trata-se de um erro, pois jovens hipertensos tornam-se adultos hipertensos. Além disso, muitos jovens não sabem que têm uma predisposição à hipertensão (2). Finalmente, participar de certos tipos de atividades físicas ou esportes (Tabela 1) é desaconselhável para jovens que sofrem de hipertensão (2). Assim, as escolas e as organizações esportivas deveriam dar início à programas para a verificação da pressão sanguínea de modo a identificar jovens propensos e incentivar programas educacionais que ajudem a preparar pais e alunos a compreender e a controlar melhor a doença.
Fisiologia básica
Em repouso ou durante a atividade física o sangue e todos os seus nutrientes essenciais devem ser distribuídos para todas as regiões do organismo. O bombeamento sanguíneo pelo