Hiperatividade
v.5 - n.10 - Janeiro - Junho 2010
Semestral
Artigo:
HIPERATIVIDADE:
Um Olhar Psicopedagógico.
Autora:
Rosmari Teresinha Tabaczenski Zorzan1
1
Pedagoga. Acadêmica do Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia/IDEAU. Ventarra Baixa. Getúlio
Vargas/RS. CEP: 99900-000. E-mail: rosezorzan@yahoo.com.br.
HIPERATIVIDADE:
Um Olhar Psicopedagógico.
“É impossível apoiar-se no que falta a uma criança, naquilo que ela não é.
Torna-se necessário, ter uma ideia, ainda que seja vaga sobre o que ela possui, sobre o que ela é”.
(VIGOTSKI, 1989, p.102)
Resumo: Este trabalho tem como tema principal a “Hiperatividade: um olhar Psicopedagógico”. Objetiva apresentar uma análise construtiva em relação aos PDAH (Portadores de Déficit de Atenção/Hiperatividade).
Hoje, se discute o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade como sendo um problema clínico significativo com que se defrontam famílias, professores, psicólogos e educadores. O limitado fluxo de informações sobre DAH também contribui para sustentar o preconceito que exclui o indivíduo do convívio escolar e aprendizagem normal. Justifica-se a elaboração deste estudo para descrever o comportamento e as características dos PDAHs e as ações da sociedade relacionadas a eles. Bem como procurar melhorar a qualidade do ensino que lhes é oferecido e, uma vez inseridos na rede de ensino formal tratá-los com atenção e peculiaridade que necessitam para uma boa aprendizagem. Concluindo-se que é preciso que a escola supere as contradições sociais, mobilize-se, e qualifique seus profissionais para oferecer qualidade no atendimento diferenciado aos PDAHs.
Palavras-chave: Hiperatividade. Educação. Psicopedagogia.
Abstract: The main theme of this work “Hiperactivity: a psychopedagogic view”. It aims to present a constructive analysis regarding people with ADHD (Attencion Deficit Hyperactivity Disorder). Today the
Attention Deficit